segunda-feira, 24 de junho de 2013

Chocolate Brulee



Uma sobremesa deliciosa. Assada na própria xícara, fica supercharmosa. A combinação de massa cremosa de chocolate e creme inglês faz deste um cupcake diferente. (Página 73)


MASSA CREMOSA DE CHOCOLATE

60g de manteiga sem sal
300g de chocolate meio amargo em pedaços
1 1/2 xícara de creme de leite fresco
1/4 de xícara de glucose de milho
6 ovos
1/4 xícara de açúcar mascavo
1 pitada de sal




MODO DE PREPARO

Numa tigela, derreta a manteiga e o chocolate em banho- maria ou no microondas. Junte os demais ingredientes e mexa bem até ficar homogêneo. Distribua a massa nas xícaras e asse em forno médio (180°) preaquecido por 15 minutos ou até crescer, sem cozinhar demais.

CREME INGLÊS

2 xícaras de creme de leite fresco 
1/2 fava de baunilha (corte ao meio e raspe as sementes)
3/4 de xícara de açúcar
6 gemas

MODO DE PREPARO

Enquanto a massa esta no forno, prepare o creme Inglês. Numa panela, ferva o creme de leite, a fava e as sementes da bainilha e metade do açúcar. Enquanto isso, misture bem com um batedor de arame as gemas e o restante do açúcar.
Despeje aos poucos a mistura de creme de leite sobre as gemas, mexendo sem parar. Volte a mistura para panela e cozinhe em fogo baixo, sem deixar ferver e mexendo sem parar, por mais alguns minutos, até que o creme esteja levemente espesso (cobrindo as costas da colher).
Retire o creme imediatamente da panela (o calor residual pode faze-lo talhar) e transfira para outro recipiente, peneirando parar tirar a fava de baunilha. 

MONTAGEM

Assim que os cupcakes saírem do forno, complete as xícaras com porções de creme. Polvilhe açúcar cristal por cima e queime com um maçarico. Sirva Imediatamente.


Mas como sou teimosa fiz assim...

Estava ansiosíssima por essa receita! Decidi fazer na batedeira porque vai muito ovo, e tenho problemas com o sabor residual do ovo, então peneirei todas as gemas numa peneirinha bem fina e bati bem a massa. Tive também um dúvida porque a glucose não se incorpora com facilidade na massa, tive que bater bem parar ela incorporar, talvez se tivesse derretido junto com o chocolate ficaria mais fácil. 
Obs: Misturei chocolate em gotas ao leite 33% e Chocolate 70% da Callebaut.
Já no creme inglês como sei que é um creme bem temperamental fiz com bastante cuidado. Depois que o creme de leite ferveu e eu bati as gemas com o açúcar até ficarem branquinhas, fui colocando bem devagarinho, o creme de leite em cima das gemas, se não, viraria uma omelete! O ponto do creme é tipo um mingau ralo, muito cuidado, não deixe cozinhar demais, se não, estraga e não deixe cozinhar de menos, se não, fica cru! 
Essa receita me impressionou pois, a massa ficou divina, tipo um suflê ou talvez um pudim, uma delicia! A mistura da massa com o creme inglês, foi uma explosão de sabores e texturas! Amei! Uma bela sobremesa!