sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CUPCAKE DE MARACUJÁ

E para aproveitar bem o sábado decidi fazer também o cupcake de Maracujá e adivinha como ficou???.......





Receita:

100G DE MANTEIGA SEM SAL EM TEMPERATURA AMBIENTE.
2 XÍCARAS DE AÇÚCAR
5 OVOS
2 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO PENEIRADA
3 POLPAS DE MARACUJÁ LEVEMENTE BATIDAS NO LIQUIDIFICADOR E COADO.
1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO EM PÓ





Preparo:

NA BATEDEIRA BATA A MANTEIGA E O AÇUCAR ATÉ OBTER UMA MISTURA CREMOSA E AERADA. (bata bastante, tipo, uns 15 minutos)
JUNTE AS GEMAS E BATA MAIS ALGUNS MINUTOS.
ACRESCENTE A FARINHA DE TRIGO E O SUCO DE MARACUJÁ E MISTURE.
BATA AS CLARAS EM NEVE E JUNTE A MASSA, DEPOIS ADICIONE O FERMENTE E MISTURE DELICAMENTE.
ASSE EM FORNO PREAQUECIDO 180° POR UNS 15 MINUTOS OU ATÉ QUE FIQUEM LEVEMENTE DOURADOS.
DEIXEM ESFRIAR PARA COLOCAR A COBERTURA.


CALDA DE MARACUJÁ

Receita:

1 POLPA DE MARACUJÁ
1 XICARA DE AÇUCAR
1/2 SUCO DE LIMÃO TAITI

Preparo:

COZINHE OS INGREDIENTES NUMA PANELA ATÉ QUE FIQUE FIQUE COM UMA CONSISTÊNCIA ESPESSA COMO XAROPE. DEIXE ESFRIAR.



MERENGUE ITALIANO - MERENGUE ITALIANO

Receita:

1 2/3 DE XÍCARA DE AÇÚCAR
1/2 DE XÍCARA DE ÁGUA
2/3 DE XÍCARA DE CLARAS (3 CLARAS A 4 CLARAS)

Modo de preparo:

ENQUANTO OS CUPCAKES ESFRIAM, PREPARE A COBERTURA.
NUMA PANELA JUNTE O AÇÚCAR E A ÁGUA E DEIXE FERVER ATÉ ATINGIR A TEMPERATURA DE 115° OU A PONTO DE FIO FINO (AO PEGAR A CALDA COM UMA COLHER E DERRAMAR NA PANELA, ELA CAI EM FORMA DE FIO E A ULTIMA GOTA FORMA UM FIO FINO DE CARAMELO).
NA BATEDEIRA BATA AS CLARAS EM NEVE EM PONTO FIRME.
RETIRE A CALDA DO FOGO E COM A BATEDEIRA EM VELOCIDADE BAIXA ACRESCENTE A CALDA QUENTE E DEPOIS BATA EM VELOCIDADE MÁXIMA ATÉ QUE ESFRIE O MERENGUE. (EM TORNO DE UNS 20 MINUTOS)



Montagem:

COM UM SACO DE CONFEITAR, FORME UM CARACOL DE MERENGUE NO CUPCAKE E DEPOIS COM UMA COLHER COLOQUE A CALDA DE MARACUJÁ POR CIMA DE TUDO!!!


Mas como eu sou teimosa eu fiz assim:

Tudo igualzinho a receita e ficou MARAVILHOSOOOOOOOOOOO. Amei esta receita, a massa fica fofinha e o sabor é muito gostoso. O perfume que se espalhou pela casa foi divino!!! Façam!!!










15 comentários:

  1. Oi cunhadinha!!
    Para sua suspresa, aqui estou eu!!!

    Felizmente tive o prazer de provar este incrível cup cake de maracujá, que de fato estava muitooo bom. Comi tanto que depois fiquei com dor de barriga, mas valeu a pena por ele.
    Massa superrr fofinha, e o caldo de maracujá dava para comer de colher (Isso serve para as viciadas em doce como eu).

    Parabéns cunha, que você tenha sucesso nesse novo projeto.

    Claro, não se esqueça de mim para provar todos.

    Te amo e bjssss
    Patty

    ResponderExcluir
  2. Que delíciaaaaaaaaaaa!!!
    Gostei dele ainda com a massa crua! Pra quem gosta de raspar a tigela da massa, esse bolo é sensacional! hahahahaha
    Só que achei a massa meio chatinha... Justamente por ser tão fofa... Fiz duas receitas: a primeira ficou baixinha demais na forminha (de início eu achei feio, mas depois que coloquei o merengue por cima ficou perfeito!), daí na segunda eu quis colocar um pouco mais de massa... ele vazou um pouquinho pra fora, e como a massa é muito fofa, eles quebraram... Mas deu pra consertar tudo depois com a cobertura!
    A combinação com as coberturas também é perfeita!

    "Mas como eu sou teimosa, eu fiz assim" (rs): Fiquei com medo de fazer o merengue italiano, pq estávamos atrasadas, eram muuuitos bolinhos, e TINHA que dar certo! Aí eu fiz uma receita de merengue da minha mãe, que ela usa pra assar suspiros, e que é bem mais simples... Ele não fica tão "liso" quanto o italiano, mas ficou ótimo...
    Pretendo da próxima vez fazer com mais calma, pra tentar fazer esse tal merengue do jeito certo!

    Te mando fotos dos dois bolinhos em breve!

    ResponderExcluir
  3. Ah, claro!... Qd eu disse "chatinha", eu quis dizer "difícil"! hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Essa receita é muito doce? é porque pretendo rechear.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Stephanie, então, é bem doce, ainda mais com a calda por cima!! é muito gostoso nem precisa rechear! Rende 15 Cupcakes em média. beijos!

      Excluir
  5. Olá, gostei muito, vou testar esse fds, a poupa para a massa é sem peneirar mesmo? não fica ruim na hora de comer? beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anônimo!! Então eu bati as poupas e coei, tipo suco, porém sem açúcar! Obrigada! Beijos!

      Excluir
  6. Obrigada por responder.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, acabei de conhecer o seu blog por indicação de uma amiga e estou encantada, parabéns. Nesta receita qual é a quantidade de suco de maracujá ? Quantos ml ? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3 polpas de maracuja levemente batidos e coados. Bj e obrigada!

      Excluir
  8. Primaaaa... essa é ótima também hein!!! Me diga uma coisa: o rendimento flor... quantos????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, esse foi um dos melhores cupcakes que já comi!!! não me lembro o rendimento :-(

      Excluir

Comente!!! Porém deixe pelo menos seu nome, não gosto de falar com anônimos :-)