quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Cupcake de Mel com Especiarias



NATAL
Este é um cupcake festivo, especialmente pensado para noite de natal. Que tal colocar um em cada lugar da mesa? (página 41)



MASSA DE MEL COM ESPECIARIAS

150g de manteiga sem sal
1 xícara de mel
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de suco de limão Taiti
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ de colher (chá) de cravo-da-índia em pó
½ colher (chá) de canela em pó
¼ de colher (chá) de gengibre em pó
1 pitada de pimenta do reino moída da hora
1 pitada  de sal

PREPARO

Derreta a manteiga em micro-ondas ou no fogo.
Numa tigela, junte a manteiga, o mel, o leite e o suco de limão.
Em outra tigela, junte os ingredientes secos e adicione a mistura liquida, misturando aos poucos até a massa ficar homogênea.
Distribua as forminhas papel na forma de cupcakes e preencha com a massa apenas até ¾ da capacidade. Asse em forno médio (180°c) pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou até que a massa esteja cozida e levemente dourada. Retire do forno e deixe esfriar completamente (de preferência sobre uma grade) antes de colocar a cobertura.

Pasta americana  (Se quiser compre pronta.)

1/4 de xícara de água
1/2 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor
1/4 de xícara de glucose de milho
1 colher (sopa) de gordura vegetal hidrogenada
1/2 colher (chá) essência de baunilha
2 1/2 xícaras de açúcar impalpável

Misture a água com a gelatina e derreta no micro- ondas por 20 segundos ou em banho- maria. Cozinhe em banho- maria a gelatina, a glucose e a gordura hidrogenada, mexendo até dissolver. Retire do fogo e junte a essência e aos poucos junte o açúcar, trabalhe a massa, sovando, até ficar elástica e fácil de manusear.

Glacê real

1 clara
2 ¼ a 2 ¾ de xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de suco de limão Taiti
OBS:já existem boas misturas industrializadas de glacê real. Se preferir, utilize-as.

Enquanto os cupcakes esfriam, prepare a cobertura. Numa tigela bata a clara em neve e vá adicionando o açúcar aos poucos até obter uma consistência firme. Junte o suco de limão e bata para homogeneizar.

Montagem
Antes de decorar os cupcakes, amarre uma fita de cetim em volta das forminhas de papel e dê um laço.
Tinja uma pequena porção de pasta americana de verde, outra porção de vermelho e deixe uma porte branca. Reserve.
Com uma peneira fina polvilhe açúcar de confeiteiro sobre os cupcakes.
Abra a pasta americana verde com o rolo e corte 3 árvores com um cortador.
Caso deseje decorá-la, faça desenhos com glacê real aplicado com saco de confeitar e bico perlê bem fininho. Pincele com o corante dourado. Nas pontas, coloque bolinhas de glacê real misturado com corante vermelho.
Abra a pasta americana branca e, com o cortador próprio, corte 3 flocos de neve e aplique nos cupcakes .
Jogue um pouco de glitter.
Abra a massa branca e corte 4 círculos com o cortados para fazer os cupcakes com o visgo ou mistlletoe(flor usada na decoração de Natal doa americanos e europeus).
Aplique nos cupcakes usando um pouco de água para colar.
Com um cortador de folha, corete 12 folhas.
Forme a flor com a pasta americana vermelha, fazendo 12 bolinhas pequenas.Coloque 3 bolinhas no centro e 3 folhas ao redor.

Mas como sou teimosa eu fiz assim:

A massa do cupcake eu fiz tudo certinho igual manda a receita, achei que não fosse dar certo porque não vai ovo, mas deu super certo, ficou fofinho e mega saboroso! Rendeu 18 cupcakes.
A cobertura eu decidi fazer o glacê conforme a receita, quando fui adicionar o açúcar, coloquei 1 xícara e quando misturou já ficou com uma consistência ótima, perfeita, acredito que se colocar todo o açúcar que manda a receita, ficaria duríssima. A pasta americana eu comprei pronta deu super certo! Ficaram lindos!

Bom, é isso, acabaram todas receitas de cupcakes do livro, e minha experiencia não poderia ter sido melhor, aprendi muita coisa da confeitaria com livro e aprendi muitas coisas com essa experiencia, coisas boas e ruins. As coisas boas, claro, que ficam muito mais em evidencia, me diverti muito fazendo esse blog! Mas as coisas ruins foram super importantes, pois aprendi demais com elas. Uma coisa ruim que me irritou muito e por vezes fiquei chateada demais, é que as pessoas criticavam o fato de eu "perder" tempo fazendo as receitas, sem ganho algum, sempre me questionavam o porquê eu estava aqui, e eu sempre respondia PORQUE EU QUERO E GOSTO, PRONTO! 
Quero agradecer as pessoas, que me acompanharam nessa saga, que leram as receitas, que fizeram as receitas em suas casas, que me ajudaram a fazer as receitas, que de alguma forma estiveram comigo nesse blog, apoiando ou não! Quero agradecer também minha mãe, meu marido e filhos (pela paciência), minha cunhada Patricia (que as vezes me xingava por estar fazendo cupcakes), minha funcionária e amiga Laryssa (que estava sempre pronta para me ajudar e comer os cupcakes, mesmo que ruins) e finalmente a mentora de tudo isso, Carole Crema a escritora do livro que me autorizou a fazer do livro dela esse blog! Obrigada, Obrigada, Obrigada!
PS: Ficaram algumas receitas de coberturas sem fazer, será que eu volto? Brincadeira! Vá na livraria, compre o livro e descubra (risos)! Até a Próxima!!!!!! ♥













4 comentários:

  1. Como tudo tem um começo meio e fim, chegou o fim das receitas e como ‘’comedora’’ oficial dos cupcakes deixo aqui minhas singelas considerações finais sobre o blog a cozinheira e as recitas.
    Começando pelas receitas, ao meu paladar a melhor foi sem duvidas a do cupcake de gotas de chocolates, pelo sabor maravilhoso a consistência e a facilidade de fazer a receita o que possibilita pessoas que não cozinham (o que é o meu caso) fazerem a receita, e as que menos me agradou foi a de lavanda muito embora tenha ficado surpreendentemente lindo o sabor não me agradou.
    Sobre o blog, muito dinâmico ilustrativo em fim ‘’amazing’’.
    Sobre a cozinheira, muito dedicada e persistente mesmo com as receitas que não ‘’pareciam’’ tão apetitosas assim, ela foi surreal!!Amei fazer parte dessa jornada maravilhosa de gostosuras!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Parabéns pelo blog e iniciativa.. Sempre dou uma passadinha aqui, pois achei seu blog quando pesquisei sobre o livro da Carola. Achei super bacana sua iniciativa de fazer o blog, e os cupcakes, é claro! Lembrei-me do filme Julia e Julie quando li sua história, pois a Julia faz a mesma coisa que vc. Se não conhece, assista!! Não dê ouvido às críticas, pois o que nos dá prazer e felicidade, aos outros pode parecer bobagem. Bom seria se guardassem suas opiniões para sim, mas enfim... Espero que compre mais livros de receitas e escreva mais por aqui! Fique com Deus!!
    beijos
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que gostou aline! Muito Obrigada! Bjs e até a próxima!!!

      Excluir

Comente!!! Porém deixe pelo menos seu nome, não gosto de falar com anônimos :-)